domingo, 11 de setembro de 2011

Mais alguns acontecimentos...

21/08

Oi pessoal, hoje tivemos o primeiro dia de induction week, que é a semana onde eles apresentam várias informações sobre a empresa, plano de carreira, plano de saúde, departamentos, conselours e etc. Eles estão super acostumados a receber pessoas de outros países (é claro) e a maioria são jovens e que estão a primeira vez em um país Islâmicos, então eles dão MUITAS dicas e informações sobre como evitar ‘incômodos’ aqui e ficar fora de confusões com a policia. Principalmente para as mulheres, a coisa é mesmo bem mais restrita, durante uma das palestras hoje, nos foi mostrado algumas noticias sobre problemas com estrangeiros na cidade, entre elas:

- casal de britânicos é preso por quatro meses por se beijarem em local publico.

- Turista é presa e deportada por cumprimentar amigo com beijo na bochecha.

- Garota é estuprada e ao dar queixa na policia acaba sendo presa por adultério – essa é a mais absurda. Aqui se uma mulher for estuprada e dar queixa à policia, para provar o estupro é necessário que pelo menos outros quatro homens da religião islâmica dêem o depoimento com a acusação, caso o contrário a mulher pode ser presa por ter tido relação sexual com alguém que não é seu marido. Neste caso, uma das alegações do estuprador foi que ela estava usando roupas impróprias, que fizeram que ele cometesse tal ato – detalhe, segundo o jornal, ela estava usando uma saia até o joelho e blusa de alcinha (e nem tinha aquele decote brasileiro).

E por aí vai... É recomendado que as mulheres não peguem taxis sozinhas, mesmo quando estiverem usando o uniforme da Emirates. Pelo fato de ter a saia até o joelho, ele não é considerado próprio para o Islamismo e se alguma coisa acontecer, a situação pode ser facilmente revertida e ela se tornar a criminosa da história.

Bom voltando a falar da empresa, eles realmente são uma ótima companhia e tem departamentos específicos para dar suporte aos comissários, se algo nos acontecer por aqui, temos telefones de emergências para que eles nos ajudem, uma das conselours tem o apelido de ‘Dubai’s Mom’. Realmente não estamos sozinhos.

Outra coisa bacana que eu notei, é que eles estão preparados para nos ajudar com a Home Sickness e tem até um time de psicólogos que é colocado e disposição para ajudar os comissários, os próprios palestrantes (que desempenham sua função na empresa além de palestrar =s), SEMPRE se colocam a disposição para ajudar em qualquer situação e deixam telefone celular e onde podemos encontrá-los, e o fazem de uma forma bem friendly (amigável), pois sempre ratificam o fato de que já estiveram na mesma situação que nós e entendem tudo o que vamos passar.

Bom, depois de ficarmos o dia todo lá, mais uma vez eles deram ênfase à imagem dos comissários e corrigiram vários itens errados que as pessoas estavam usando. Eu estava seguindo piamente as regras de uniforme. As meninas foram (e são) as mais cobradas em relação a isso, maquiagem, cabelo (com coque e sem um fiozinho de frizz), unhas e batom devem estar SEMPRE perfeitos, não importa se tivemos uma simulação de emergência ou mesmo situação de nado, ao sair da piscina, todo mundo deve se apresentar para a próxima sessão impecável. Detalhe: Tenho que fazer a barba todos os dias e de manhã! =(

Bom, hoje foi um dia tranqüilo e sem muitas novidases, cheguei em casa as 17h30, durmi até o horário do jantar. Hoje o Fábio quem cozinhou, porque ontem eu fiz macarrão com hambúrguer, agora a galera foi pra uma ‘festinha’ no apto da menina Russa, mas eu decidi ficar mais tranqüilo, afinal amanhã é dia de acordar cedo de novo!

Abraços!

22/08

Querido diário... ops... han han...

Olá pessoal, hoje foi um dia também relativamente tranqüilo, com o tempo a gente acaba acostumando com os costumes, geografia e situações que acontecem aqui na cidade. Hoje de manhã fomos novamente a uma das bases da Emirates (Emirates Headquarters) e no caminho, não se ouvia mais ‘’wows’’ ou cortinas abertas e as pessoas comentando sobre os lugares que passamos. Ou seja, todo mundo já se habitou a ver a paisagem desertificada com algumas construções que misturam modernidade com a preservação da cultura árabe. Estamos mais resistentes ao clima aqui também e o que antes era insuportável pra nós, agora já é apenas um tempo quente, mas mesmo assim, ficar mais de 10 minutos fora do ar condicionado, continua sendo um desafio.

Enfim, quando chegamos ao headquarters, fomos fazer as provas dos uniformes da Emirates e eles no explicaram como usar cada peça e como nos apresentar aos escritórios (para qualquer situação), novamente eles ratificaram a importância que a imagem dos comissários tem para a empresa e que eles monitoram isso a TODO tempo.

Os uniformes para os homens é um terno preto, com uma gravata bacana, apenas o sapato é meio quadradão, mas é bem confortável. Já para as mulheres, são mais acessórios (incluindo o chapéu com o véu) e algumas vezes elas tem que usar calças e outras vezes usar a saia, ambos em estilo bem conservador, o que fizeram algumas meninas aparentar um corpo 10 anos mais velhas. Reclamações? Muitas! Porém a todo instante os orientadores diziam que do jeito que as medidas fossem tiradas e determinados o tamanho, assim deveria ser.

No final correu tudo bem e terminamos o dia fazendo alguns exercícios através de e-learning, na verdade milhões deles, aqui já começa a parte em que temos que estudar.

Neste dia, eu resolvi fazer o jantar e chamar o pessoal pra comer no meu apartamento. Havíamos comprado arroz, filé de frango, alface e tomate. Enquanto à salada e o filé de frango, tudo bem. Porém o arroz – blégh – como o formato era o mesmo, e pelo fato de estarmos no Carrefour, não nos atentamos se havia alguma diferença, de fato, havia! Compramos um arroz thailandês com aroma de Jasmim, quando ele ficou pronto e eu fui experimentar, senti aquele gosto estranho, parecia que estava mofado e com um aroma de erva lá no fundo, daí então eu fui ‘investigar’ a embalagem e vi que era diferente. Pra tentar ‘consertar’ aquilo, eu abri uma seleta de legumes e misturei no arroz – continuou ruim. Porém deu pra comer, e o pessoal até que gostou e elogiou a comida, o problema é que compramos um saco de 5kg, não sei o que vou fazer com o resto; lixo, provavelmente!


23/08

Hoje foi um dia longo, dia de exame médico e fotos para o ID Card. Fomos a um dos escritórios da Emirates e primeiro pegamos uma senha pra tirar as fotos pro cartão de identificação, havia muita gente, ou seja, seria demorado. Enquanto aguardávamos, encontramos a comissária brasileira que veio (em serviço) no vôo São Paulo – Dubai e fomos falar com ela. Ela será promovida da classe econômica para a classe executiva em uma semana e, enquanto esperávamos, ficamos ouvindo várias histórias dela sobre situações de vôos e dicas em relação ao trabalho. A parte mais interessante é que ela disse que consegue pegar vôos pro Brasil com mais ou menos 3 meses de intervalo e os layovers (tempo que ficamos em solo) para São Paulo são de 31hs, tempo pra dar um abraço, matar a saudade e voltar pra luta. O Hotel em que os comissários da Emirates se hospedam é o Grand Hyatt, todavia acho que vou preferir ficar na minha bela Osasco mesmo – rsrs!

Enfim, depois de milhões de histórias, pegamos o telefone dela pra depois combinar alguma coisa pra fazer quando ela ou nós tivermos Day-off. Eis uma coisa interessante, quando encontramos brasileiros aqui, eles se unem rapidamente, parecem que nos conhecem há algum tempo (pra não dizer anos) e vão logo tratando de nos dar informações sobre o que fazer em Dubai e checar nosso schedule pra que saiamos juntos algum dia ou senão naquela mesma hora... hehe!

Depois do papo todo, fomos pra foto, entramos numa salinha no final do corredor, colocamos o uniforme e então uma garota jovem, vestida de burca, pede que assinemos um documento, dois passos pra traz ‘’look at the camera – smile – ready’’ é isso! =s

Depois disso fomos encaminhados para os exames médicos, parte em que grande parte da galera fica assustada, porém os médicos e enfermeiros, também de nacionalidades diferentes, são super profissionais e eficientes e correu tudo bem, depois de um check-up total. Detalhe, ele pediu pra eu fazer pelo menos 30minutos de exercícios por dia... argh!

25/08

Olá pessoal, hoje tivemos um ótimo dia, até agora foi a parte mais interessante da nossa semana em termos de entrosamento direto com diferentes culturas. Éramos um grupo de 42 pessoas de 23 diferentes nacionalidades em uma sala, e o começo do dia foi dedicado à atividades onde algumas particularidades sobre os nossos paises fossem apresentadas.

Sinceramente, não posso colocar aqui em palavras o quão incrível isso foi. Em uma das partes da dinâmica, as pessoas ficavam em pé na frente da sala e quando começavam a falar sobre sua cultura, demonstravam respeito, entusiasmo, fé e orgulho de suas nacionalidades. De diferentes modos, as apresentações foram sendo realizadas e algumas características de linguagem corporal de cada uma dessas culturas também foram percebidas, como o exemplo mais clássico dos japoneses falando calmamente, soando educado e respeitoso e sempre fazendo a reverência, atitude essa que varia de acordo com o grau de respeito que se presta à determinada pessoa, por exemplo, a inclinação do tronco é diferente quando em cumprimento ao presidente do que quando para um membro da família.

A galera da África também me impressionou pela entonação de voz e toda apresentação em si, que demonstrou respeito e orgulho da cultura que carregam. Foi interessante saber que em Gana eles têm 43 (se não me engano) dialetos diferentes, embora a língua oficial seja inglês, cada tribo fala sua língua.


Enfim, falamos sobre sinais que podem ser ofensivos em alguma culturas, como por exemplo o nosso sinal de ‘jóia’ que, se não me engano no Paquistão, é tido como uma ofensa, e sobre muitos outros tópicos. Como disse, eu estou sem palavras de tão boa que essa experiência foi.

Eu, como brasileiro falei sobre o carnaval, certo? Errado! Mencionei o carnaval, porém falei mais sobre a capoeira e sua origem africana. Todo mundo quis que eu ‘dançasse’’ capoeira para demonstrar... eu disse que não sabia e me livrei desse mico! Hehe

Hum... tem também as histórias das festas na Grécia (nada medieval ¬¬) e sobre a dança, onde o barato mesmo é dançar em volta de alguma coisa meio que formando uma competição, por exemplo; alguém sobe na mesa e começa a dançar, pra fazer ‘melhor’ outra pessoa pega uma cadeira e começa dançar em volta, em cima embaixo (qualquer lugar) da cadeira, outra pessoa pra também impressionar pega um outro objeto e por aí vai... achei bem engraçado e fiquei imaginando se alguém pega uma garrafa, daí já vira É O TCHAN néh, minha gente!? Rsrs

E por aí várias histórias foram rolando, ingleses, australianos, chineses, paquistaneses, egípcios e etc...

Essa é uma das grandes experiências que vou guardar sempre comigo e, trabalhando aqui, diversidade cultural é o que não vai faltar!

Curiosidade: No vôo São Paulo – Dubai em que eu vim, a bordo havia comissários que no total falavam 14 línguas diferentes.

No final do dia, pra comemorar o ultimo dia de ‘induction week’ a francesa e a grega resolveram fazer uma festa no apartamento delas e lá fomos nós, todo mundo de nacionalidades diferentes. A musica rolando solta e as pessoas dançando e bebendo, o povo Frances é o que mais bebe e fuma, meu Deus, como pode? Rsrs

No começo tava tocando aquelas musicas eletrônicas européias, daí a Tsara (Trinindad e Tobago) resolveu colocar todo mundo pra dançar de verdade, pegou o Ipod dela e colocou um track de 60 minutos de musica eletrônica pra tocar, misturando POP e um pouco de ‘Soca’ que é um ritmo típico de Trinindad. Foi muito legal a festa, eu comecei lembrar das baladas no Brasil, me deu muita saudade, como estava meio tarde (4h da manhã) decidi voltar pro apto e dormir.


Fotos em: http://facebook.com/endrigo.lemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário